Publicado por: LucasKun | janeiro 7, 2010

Sonic the Hedgehog

Bom, irei falar sobre o mascote da SEGA, Sonic the Hedgehog, um dos personagens mais conhecidos do mundo dos games, e que encantou milhares de jogadores. Nessa matéria irei falar sobre os seus melhores momentos no clássico Mega-Drive, onde na minha opinião, foi o video-game que possuiu os melhores títulos de Sonic.

Vamos começar com Sonic the Hedgehog (1991).

null

Na década de 90, quando a disputa de Nintendo e Sega era uma verdadeira guerra no mundo dos games, Nintendo conquistava a todos com seu mascote, Mario, o encanador bigodudo. A Sega não tinha seu mascote, até tentou investir em Alex Kidd, mas o jogo não correspondeu as expectativas dos usuários. A Sega então investiu em um jogo rápido, chamado Sonic the Hedgehog, um ouriço azul com uma velocidade incrível.

Enredo

Sonic the Hedgehog é um jogo com um enredo bem simples. Você controla o personagem principal, Sonic, que pretende deter o plano de um cientista maluco que apareceu onde ele vivia. Esse homem, chamado Dr. Robotnik, captura inúmeros animais da floresta e os prende em Badnicks, que abrigam os animais dentro deles. Sabe-se também que ele quer se apoderar das Esmeraldas do Caos, com um poder misterioso, que diz dar muita energia ao seu portador.

Jogabilidade

Os comandos são bem simples, visto que Sonic só irá pular e girar nesse jogo. Apertando A ou B, ele irá pular, derrotando os inimigos que tem pela frente. Quando você estiver com bastante velocidade, aperte para baixo e ele ira girar, outro modo de derrotar inimigos também.

Gráficos

Os gráficos são muito bons para a epóca do jogo, fases coloridas, que passam de lugares naturais, como florestas, ou lugares mais urbanizados. Tem uma grande variedade de cenários, mudando bem o aspecto do jogo, sendo que um cenário é sempre bem diferente do anterior.

Som

As músicas desse jogo são extremamente lindas, dando uma harmonia com o cenário que você está. Ponto bom é que nenhuma ficou enjoativa, você ouve e ainda gosta de ficar com elas na cabeça.

Fases

O jogo possui ao total 7 fases e os estágios especiais, onde você pegará as esmeraldas. Cada fase tem uma dificulade intermediária, nem muito difícil mas também não são tão fáceis. O jogo não é tão longo, pode terminá-lo com poucas horas.

Sonic the Hedgehog cumpriu o papel, sendo um bom adversário contra Mario. Deste jogo surgiu também um personagem que um dia se tornaria um dos mais carismáticos personagens de video-games.

Eu dou nota 10 para esse jogo, sendo o primeiro jogo do ouriço, ele conseguiu inúmeros fãs, e não deixou nada a desejar. É uma boa opção para todos os tipos de jogadores, garanto que agrada a todos.

Enredo: 10.0
Jogabilidade: 10.0
Gráficos: 10.0
Som: 10.0
Fases: 10.0

Nota Final: 10.0

Sonic the Hedgehog 2 (1992)

O sucessor de Sonic the Hedgehog teve uma adição em especial: uma raposa chamada Miles “Tails” Prower. Ele estará no jogo desde a primeira fase, e será o companheiro de Sonic o jogo inteiro. Apesar de confundirem as vezes, não é “a” Tails e sim “o” Tails, assim como confundem Sonic com um porco-espinho.

Enredo

As misterios Esmeraldas do Caos estão de volta, agora existindo 7. Neste jogo, o portador do segundo controle pode controlar Tails, para ajudar Sonic. No enredo não há muita inovação. Após o fim do primeiro jogo, Dr. Robotnik não se deu por vencido e voltou novamente, raptando os animaizinhos da floresta. A diferença é que agora ele constriu uma fortaleza especial para ele, chamada Death Egg, além de uma cópia metálica do Sonic.

Jogabilidade

Sonic agora terá a habilidade do Spin Dash, onde após você se abaixar, aperte várias vezes A/B/C e Sonic irá pegar velocidade. Quanto mais apertar, mais velocidade. Servirá para destruir alguns inimigos ou subir determinadas partes. Além disso, as habilidades do primeiro jogo também estão presentes.

Gráficos

Os gráficos de Sonic 2 são, de certa forma, bem superiores aos de Sonic 1. Os sprites são bem renovados, além dos cenários ter uma mais definição em detalhes.

Som

As músicas novamente são perfeitas, harmônicas com o cenário. Em questão de sons, não há muito o que avaliar nos games de Sonic, visto que fora as músicas há apenas o barulho do pulo ou dos inimigos destruídos. Mas não deixa nada a desejar as músicas, totalmente lindas.

Fases

Uma grande inovação de fases, agora contando com 11 fases, mas algumas com diminuição de atos. A maioria contém 2, sendo que 1 delas contém 3 atos e 3 delas um único ato. Nada que deixe o jogo muito comprido, irá levar algumas horas à mais para zerar. Mas para ver o verdadeiro final, precisará das 7 Esmeraldas do Caos.

Bom, antes de dar as notas, irei falar sobre algumas coisas interessantes de Sonic 2, que muitos jogadores devem conhecer…

Sonic 2 = Sonic CD

Bem, isso é uma idéia bastante interessante. Sonic CD é um jogo que foi lançado para Sega CD, só que foi lançado após Sonic 2. Só que, mesmo assim, ele adota os sprites e a paleta de cores de Sonic 1. Talvez esse sim seria a continuação de Sonic 1, visto que nele não há a participação de Tails também, e as fases são muito parecidas com Sonic 1. É um mistério, talvez tenha sido abandonado por não caber no cartucho de Mega Drive, e assim foi lançado mais tarde para Sega CD.

Estágios Deletados

Deixaram alguns vestígios então de Sonic 2 = Sonic CD. Na versão final de Sonic 2, ao acessar o Sound Test, existe uma música não existente no jogo. É a música de Hidden Palace, um estágio que era pra existir em Sonic 2, mas que por algum motivo foi deletado do jogo. Sonic 2 foi produzido pela Sega of America, enquanto Sonic CD pela Sega of Japan. Em Sonic CD, você faz viagens no tempo, em todas as fases que você passa. Pelo que se sabe, Sonic 2 talvez estaria trabalhando com isso, e na sua versão BETA deixou vestígios, veja:

Genocide City, Wood Zone, Hidden Palace. Essas são as fases que sabemos que foram deletadas. Ao que parece, Sonic 2 foi feito às pressas para suceder Sonic 1, partindo do projeto de Sonic CD. A idéia era ter viagens no tempo, e essas 3 fases seriam o passado ou futuro de alguma, mas como isso não ocorreu elas foram deletadas. É uma pena, pois no meu ponto de vista, Hidden Palace é a fase mais bonita, além de sua música ser uma linda melodia aos ouvidos. Você pode acessar os destroços dela pelo game Sonic 2 Final, apesar de ser completamente impossível de jogar nela. Aí também vai uma dica: Um fan do jogo recriou essas fases, deixando elas totalmente jogáveis, sem nenhum erro. O jogo é o Sonic 2 no projeto final, apenas com as fases adicionadas. O nome é Sonic 2 Long Version, é uma dica minha aos fãs de Sonic 2 que querem curtir as fases perdidas!

Enredo: 9.5
Jogabilidade: 10.0
Gráficos: 9.7
Som: 10.0
Fases: 9.0

Nota Final: 9.6

Você pode entender mais sobre isso em sites específicos de Sonic, não abordarei muito o tema, visto que ainda temos mais um jogo para discutir…

E este, com certeza, o mais fascinante.

Sonic 3 & Knuckles (1994)

Perfeito! É isso que posso falar de Sonic 3 & Knuckles. Sonic 3 & Knuckles é uma junção de 2 jogos lançados para o Mega Drive: Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Usando a tecnologia Lock-On de Sonic & Knuckles, você pode criar um novo jogo, que é o Sonic 3 & Knuckles, que contará com muitas fases agora.

Enredo

O enredo é bem estranho, pra falar a verdade. O enredo de Sonic & Knuckles parece ser o de Sonic 3, apenas com algumas coisas adicionadas, aí em Sonic 3 & Knuckles os 2 são juntados. Enredo não é um ponto bom, mas…

Jogabilidade

Isso sim, prático e bom como sempre. Controlando Sonic, Tails ou Knuckles, o jogo fica bem divertido. É o mesmo sistema dos jogos de antes, nada mais complicado.

Gráficos

Os gráficos são muito belos, com os sprites muito bem feitos e os cenários bem detalhados. Consegue superar facilmente os jogos anteriores.

Som

As músicas sempre inovando. Isso é o melhor, pois Sonic 3 & Knuckles tem músicas pra todos os gostos. Dando uma leveza e tranquilidade as fases, elas são indispensáveis. Dá-lhe Ice Cap Zone!

Fases

Há muitas fases nesse jogo, primeiro as de Sonic 3, e assim que elas acabam começam as de Sonic & Knuckles. Dá pra dizer que o jogo é dividido em 2 partes, uma para cada jogo, mas que se interligam. Novamente, para ver o verdadeiro final, você precisa das 7 Esmeraldas do Caos e das 7 Super Esmeraldas.

Enredo: 10.0
Jogabilidade: 10.0
Gráficos: 10.0
Som: 10.0
Fases: 10.0

Nota Final: 10.0!

É isso aí, esse jogo merece um 10 de todos, independente de quem é fã ou não, é um jogo surpreendente e que agrada a todos! Não desaponta em nenhum aspecto, é o melhor jogo de Sonic indicado por todos os fãs, para todas as pessoas!

Bom, aí está, a matéria sobre o bom e velho e Sonic clássico. Para jogá-los, você pode baixar um emulador de Mega-Drive e se divertir a vontade, por horas e horas!

Lucas-kun

Anúncios

Responses

  1. Sonic 3, pra mim, é o melhor jogo existente. ♥
    Sei que o espaço é pequeno pra postar, mas o review de Sonic 3 ficou muito vago, além de ter esquecido alguns detalhes. No mais, o review está ótimo, para os 3 jogos. Apesar que Sonic 2 merece um 10 de qualquer jeito, mesmo sem Genocide, Wood, Hidden Palace, e esqueceu de citar outra: Dust Hill. 😛

    Valeu.

  2. Opa, valeu cara. Concordo, Sonic 3 & Knuckles é o melhor jogo que existe. Bom, eu tentei destacar os melhores pontos do jogo, mesmo ele não tendo nenhum ponto ruim, mas já pensou falar de todas as coisas boas existentes nesse jogo? Iria dar uma enorme lista. xD
    Eu também fiz para que os leitores se interessem e joguem os games da série, os clássicos, que são insuperáveis. Visto que atualmente, quem não jogou na epóca do Mega-Drive, tem a chance de jogar nos emuladores. =)
    Sonic 2, realmente é um jogo maravilhoso. Eu não dei 10 justamente por causa desse fato, sobre as fases excluídas, que deixaram o jogo sem o enredo que poderia ter, que com certeza mereceria muito mais que 10.

    Valeu por opinar aí cara, continua acompanhando e participando sempre do blog. Abraços. o/

  3. EU SEMPRE TIVE A IMPRESSÃO QUE OS GRAFICOS DO SONIC 2 SÃO FEIOS, DÁ MESMO UMA IMPRESSÃO DE QUE O JOGO FOI FEITO AS PRESSAS PRA PEGAR CARONA NO SUCESSO DO PERSONAGEM. BASTA COMPARAR AS TELAS DE TITULO DOS SONIC 1 E 2 DA MATERIA, A DO 1 É MUITO BONITA, CORES E TUDO MAIS. A DO 2 PARECE UMA TELA DE MASTER SYSTEM.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: