Publicado por: rerekiki | janeiro 22, 2011

Review – Final Fantasy 5

Final Fantasy 5. Para muitos, um grande jogo, para outros, jogo simples demais para levar o nome da grande saga de RPG ‘Final Fantasy’. É verdade sim que Final Fantasy 5 não tem a melhor das histórias(é uma complementação das histórias de Final Fantasy 1 e 3), mas a história não é o seu ponto forte.

Enredo
O jogo começa explicando a calamidade que aconteceu, que os quatro cristais estão prestes a estilhaçarem, e que o mundo será destruído se isto acontecer, enredo simples. Claro que, como um Final Fantasy, tem suas revira-voltas, e às vezes surpreendem, mas nada de outro mundo. Tudo começa com o rei Tycoon indo para o Wind Shrine ver o que está acontecendo, já que o vento parece estar bem fraco. Então, aparece uma garota de cabelo rosa, chamada Lenna. Eles conversam, então rei Tycoon parte para o Wind Shrine. Aparece então uma pessoa de cabelo roxo num navio pirata, e logo após, um velho numa caverna. Depois disso tudo, o grande aventureiro protagonista aparece, com seu chocobo, Boco, aparecem numa floresta e um meteoro cai perto de onde estão. O protagonista e Boco vão ver o que acontecera, e é aí que começa Final Fantasy 5 de verdade.

Jogabilidade
E é aí que está o ponto forte do jogo: A jogabilidade. O jogo é muito simples, mas por trás da simplicidade, vem o seu maior extra: Os jobs. O sistema de jobs foi implementado em Final Fantasy 3, mas é em Final Fantasy 5 que ele se mostra algo interessantíssimo: Você libera os jobs conseguindo os cristais espalhados pelo mundo, e esses jobs têm level. Quanto maior o level job(você aumenta o level do seu job ganhando AP, Ability Points, derrotando monstros), mais habilidades desse job você aprende, e os status primários quando sobe de nível. No fim do jogo, o jogo te dá muitas side-quests para fazer, todas com ótimas recompensas. Você tem a chance de montar um time que poucos têm, a variedade de jobs é grande!

Gilgamesh, o vilão mais épico de FF.

Batalha
A batalha é instintiva. As escolhas que você toma não são complexas, e a dificuldade do jogo não é simplesmente assustadora, os iniciantes não terão tempos difíceis com o jogo. O jogo também é bom para aqueles que querem começar a jogar um RPG simples. Algo que eu não gosto muito é a ATB, Active Time Battle. Isto é: Batalha de tempo ativo. Com isso, temos uma barra ao lado dos status dos personagens nas batalhas, e elas se enchem. Quando estiverem completas, você tem um turno, e pode fazer tudo o que quiser. Você tem a opção de que os inimigos te ataquem enquanto faz decisões como atacar, ou se não quiser, também pode.

Gráficos
Dos 3 ‘FFs’ de SNES, FF5 é o que tem gráficos menos polidos para sua época. Os sprites dos personagens são mal feitos no mapa. Final Fantasy 5 não tem os melhores gráficos de SNES, e perde feio para muitos outros RPGs do console.

Som
Final Fantasy 5 tem músicas memoráveis. Lenna’s Theme, Ahead On Our Way e, principalmente, Clash On The Big Bridge(quem já jogou o jogo, sabe o porquê. Gilgamesh ftw :P). No quesito som, não deixa a desejar. Tem músicas nostálgicas para os saudosistas, bonitas e agradáveis, e tem músicas de ação ótimas. A música de batalha não enjoa, foi muito bem feita pelo mestre Uematsu, compositor das trilhas de Final Fantasy. Uma das melhores trilhas sonoras da saga, na minha opinião.

Considerações finais
Final Fantasy 5 não é o melhor dos Final Fantasies, mas não é o pior. Na minha opinião, o melhor dos Final Fantasies originais(de 1 ao 14), fez-me dar boas risadas, com um clima um tanto descontraído às vezes, e tenso em outras. A história não é das melhores, os gráficos também não, mas de resto, é um jogo ótimo. Recomendado para quem gosta de RPGs! E deixo aí a imagem do antagonista mais épico da história de Final Fantasy:

Badass!

História: 7.5
Jogabilidade: 10
Gráficos: 7
Som: 9
Nota final: 8.5

Anúncios

Responses

  1. Bom post 😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: