Publicado por: brunocoruja | dezembro 30, 2009

Metal Gear Solid 3 – Snake Eater

Metal Gear Solid 3 foi escrito por Hideo Kojima e publicado pela Konami, é o quinto jogo da série, entretanto, se passa bem antes de todos os outros Metal Gear.

O game se passa durante a guerra fria,em 1964. Neste jogo você controla “Naked Snake”, agente da FOX – CIA que foi mandado para as florestas da antiga URSS apenas com uma faca e uma arma tranquilizante para resgatar o cientista Nikolai Sokolov e destruir qualquer armamento criado por ele.

CQC

Close Quarters Combat, chamado vulgarmente de “judô” pelos seus inimigos, é uma forma de combate corpo-a-corpo que Naked Snake aprendeu com sua mestra The Boss. Agora você não se limitará apenas aos socos, chutes e estrangulamentos como nos jogos anteriores.

Neste jogo,essa será uma forma muito importante de derrotar seus inimigos, pois seu objetivo é de não chamar a atenção dos guardas, pois você é um agente invisível (além de que nem sempre haverá munições).

Existem várias formas de se usar o CQC: Se você chegar por trás do inimigo e apertar bola levemente, você o agarrará, a partir daí você tem algumas opções:

– Apertar L3 e o interrogar. Bom, o guarda nem sempre te dará a resposta que você quer.

– Apertar bola algumas vezes e o deixar inconsciente, apertar o botão rapidamente fará o estrangulamento.

– Solta o CQC button e aperte o Weapon button (quadrado), ninguén atirará em você pois está usando um homem como escudo-humano, aproveite para apertar R1 e atirar em todo mundo.

– Aperte o botão bem forte para degolá-lo.

– Apertar levemente o botão e mover o L3 para os lados e jogar o inimigo.

Você também tem a opção de jogar o adversário de cara no chão, apertando bola e rapidamente mover o L3 para algum lado.Também tem a opção de render o inimigo, para isso, ande com o direcional por trás do adversário, e quando achar que está perto o suficiente, aperte R1 para a visão em primeira pessoa e logo depois quadrado, seguro o botão,aponte a arma para a cara dele e para a sua cintura, assim ele te dará um item. Repita o processo e assim ele te dará outro item.

Camuflagem

Um soldado que se preze precisa de uma camuflagem, ainda mais estando em uma floresta. Nesse jogo você contará com o sistema de camuflagens, onde você terá que usar a pintura de rosto e camuflagem de acordo com o lugar onde você se encontrará. Na parte superior direita é possível ver a porcentagem do quão camuflado você está. Se a camuflagem estiver de acordo com o local, você ficará ainda mais camuflado se ficar deitado.

Stamina

Sim, neste jogo o Naked Snake sentirá fome. Você encontrará diversos animais neste jogo, será preciso matá-los e eles irão para o Menu “food”, lá você poderá alimentar o personagem quando o mesmo estiver com a Stamina baixa. Se você ficar distraído e se esquecer da comida do Snake, você ouvirá o ronco de seu estômago. Também será possível encontrar a boa e velha comida industrializada em acampamentos, por isso semrpe vasculhe toda a área antes de ir embora.

Sistema de cura

Neste jogo, você contará com o realista sistema de cura, onde você terá que usar os mais diferentes utensílios para cada problema, você poderá ver para qual problema serve cada um deles no Menu de cura, seja um osso quebrado, bala alojada ou simplesmente uma sanguessuga no seu corpo. Também tem a parte onde você se cura de alguma doença, na maioria das vezes envenenamento. Caso o personagem não seja curado,seu life irá abaixar ou sua estamina vai continuar descendo.

Jogabilidade

Em questão de jogabilidade Metal Gear nunca decepciona, e na minha opnião, Metal Gear Solid 3 é o melhor da série (podendo ficar atrás do 4,que ainda não joguei). O jogo é viciante, pois existem várias formas de derrotar os inimigos e passar pelos lugares, mas ao mesmo tempo é preciso ser bastante paciente se não quiser chamar a atenção de todos os guardas. Você pode passar escondido por todo lugar,usar CQC para eliminar o guarda, ou simplesmente atirar neles. O jogo também conta com outros itens que te ajudam em alguns momentos do jogo,como sensor de movimento,microfone, a velha caixa de papelão, óculos de visão noturna, etc.

Apertando select, você poderá falar com os seus chefes, seja para tirar alguma dúvida ou para salvar. O jogo também conta com uma grande variedade de armas, que assim como as comidas industrializadas (que recuperam mais stamina que os alimentos tirados da selva) poderão ser encontradas em casas localizadas em acampamentos e outros lugares nas florestas, além de outros lugares.

Gráficos

Em questão de gráficos,MGS 3 se supera. O jogo é rico em detalhes, seja no cenário,nas personagens ou nos animais. Até ouso dizer que, para os jogos de Playstation 2,Metal Gear Solid 3 supera quase todos, neste quesito pode-se dizer que ele está à frente da sua época.

História

O jogo conta com uma história belíssima, muito bem tramada e diferente de qualquer outro jogo que você já tenha jogado. É tão boa que eu adoraria contá-la nesse post, mas além dele ficar incrivelmente enorme,perderia toda a graça.

Defeito

A câmera é um pouco desagradável, porém, a versão submission do jogo tem uma câmera melhor, e ainda conta com outros extras.

Conclusão

Metal Gear Solid 3 não depeciona,e mostra que a série só melhora a cada novo jogo lançado. É excelente em quesitos de jogabilidade,história e gráficos. Além de ser um jogo repleto de inovações.

Notas:

Jogabilidade: 9,0 – Só decepciona na parte do “replay”, o jogador dificilmente voltará a jogar o game após zerar.

Gráficos: 10 – Não há do que reclamar dos gráficos

História: 10 – Não há do que reclamar da história, que é livre de furos e clichés.

Nota final: 9,6

Bruno “coruja”

Anúncios

Responses

  1. Eu ainda estou jogando este clássico(agora que saiu a versão Metal gear solid collection),mas pelo que já joguei só tenho um adjetivo a lhe atribuir:sensacional!!!Seu enredo é excelente assim como sua jogabilidade e gráficos…Hideo Kojima a cada série faz uma obra prima,sem dúvida. E olha que eu joguei o Metal gear solid 4 primeiro que este…e apesar de considerá-lo uma ótima continuação,a série Snake eater me agradou mais…sua matéria a respeito desse clássico está ótima!!!E que venha o Metal gear solid 5!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: